Depois da habitual pausa em Agosto, a APG retomou os jantares-tertúlia mensais com um tema pouco estudado entre nós. Foi orador o Doutor João de Figueirôa-Rêgo, que apresentou MIMETISMO SOCIOCULTURAL: NOTAS SOBRE A NOBREZA DO CONGO.
João de Figueirôa-Rêgo descreveu a forma como no reino do Congo, pouco depois do primeiro contacto com os portugueses estabelecido por Diogo Cão em 1483, emergiu uma hierarquia social e nobiliárquica decalcada da portuguesa, estabelecendo-se a religião cristã e uma monarquia hereditária, assim como uma aristocracia com designações de títulos semelhantes às usadas em Portugal.
O orador explicou como esta nova organização social criada no início do século XVI se manteve por várias centenas de anos, e como os soberanos locais e a sua corte tiveram direito a formas de tratamento por parte dos reis portugueses semelhantes às que eram utilizadas para os monarcas europeus, e também como existiu contacto regular entre o reino do Congo e a Santa Sé, em muitos casos com colaboração portuguesa.
Foi também abordada a forma como em Portugal se procurou conciliar a admissão de alguns congoleses em instituições como a Ordem de Cristo com as restrições de limpeza de sangue que as mesmas habitualmente impunham.
A comunicação suscitou numerosas intervenções por parte da assistência, e foi evidente para os presentes que haverá matéria para mais apresentações sobre este tema.