Neste jantar, a APG assinalou a passagem dos 50 anos da revolução do 25 de Abril de 1974 com uma palestra do seu Director Dr. Nuno Barata-Figueira, que na linha de investigações anteriores apresentou mais um surpreendente parentesco entre figuras do Portugal contemporâneo.
Com o título QUANDO A POLÍTICA REFUTA E A GENEALOGIA COMPROVA [II] – HENRIQUES DE ALVARES, HENRIQUES DA PORTELA DO FOJO-MACHIO, a apresentação de Nuno Barata-Figueira demonstrou a existência de um tronco comum, pela citada família Henriques, de três figuras-chave do período revolucionário de 1974-75: Marcelo Caetano, Álvaro Cunhal e Jaime Neves.
Foi também mencionado como vários sócios da APG, incluindo o próprio orador, são igualmente descendentes dessa mesma família, e portanto também parentes dessas figuras históricas.
Após a introdução do orador, a cargo do Presidente da APG, Dr. José Carlos Soares Machado, Nuno Barata-Figueira explicou como o título da sua comunicação homenageava o trabalho de 2007 com o mesmo título da autoria do falecido Genealogista José Caldeira, em que este autor revelara igualmente parentescos entre figuras rivais no panorama político português.
Também neste encontro, o Eng. Ricardo Charters d’Azevedo teve a amabilidade de oferecer aos presentes exemplares do seu mais recente trabalho, “Descendência de Johann Caspar Heinrich Giffenig”.