VII TERTÚLIA GENEALÓGICA EM CASTELO BRANCO:
250 ANOS DA FUNDAÇÃO DA DIOCESE

VII TERTÚLIA GENEALÓGICA EM CASTELO BRANCO:250 ANOS DA FUNDAÇÃO DA DIOCESE

Teve lugar no dia 28 de Outubro a sétima edição da já habitual Tertúlia Genealógica em Castelo Branco, organização conjunta da APG e da Pinacoteca José Barata de Castilho, com o apoio da paróquia de São Miguel da Sé. O mote para esta edição foram os 250 anos da fundação da Diocese de Castelo Branco, tema originalmente agendado para 2021 mas então adiado devido à pandemia.

O programa iniciou-se com uma visita à Sé de Castelo Branco, onde os participantes ficaram a conhecer um pouco da história, arte e arquitectura deste edifício, assim como os enquadramento histórico e as principais figuras da cidade e da região que com ela se relacionaram ao longo dos séculos.

Após o almoço, as actividades prosseguiram no Palácio dos Cardosos, onde está instalada a Pinacoteca José Barata de Castilho, conduzidas pelo anfitrião, o nosso associado Professor Doutor José Barata de Castilho, sendo apresentadas duas comunicações.

O nosso sócio Dr. António da Graça Pereira apresentou “Padres Manuel Amaro, de Oledo, e Manuel Esteves Manso, de Vale de Prazeres: Seus Casamentos Legítimos e Genealogias”, em que deu a conhecer a invulgar situação de dois homens que, sendo já viúvos e pais de filhos, seguiram a carreira eclesiástica mas deixando vasta descendência em que se inclui o orador e alguns dos presentes na assistência.

Seguidamente, tomou a palavra o nosso Secretário-Geral interino, Doutor Rui Faísca Pereira, que apresentou o trabalho desenvolvido em conjunto com a nossa sócia Dra. Maria Manuela Pereira “O Príncipe Mercador e os seus Ascendentes da Covilhã”, focado no ramo beirão da ascendência de Aaron Lopez, destacado mercador judeu português do século XVIII que construiu um vasto império comercial na América, afilhado do albicastrense Padre Pedro da Mota e Silva, membro do governo de D. João V chefiado por seu irmão, o Cardeal da Mota.

No final dos trabalhos, houve ainda tempo para uma visita guiada à Pinacoteca José Barata de Castilho.

Agradecemos a José Pio a cedência das imagens da visita dos participantes à Sé de Castelo Branco e das comunicações.