Teve lugar no Eurostars Hotel das Letras mais um jantar-tertúlia da APG. Neste jantar de Maio foi orador o Dr. António Andresen Guimarães, Director da nossa Associação, que apresentou o tema ANTÓNIO DE ARAÚJO DE AZEVEDO, CONDE DA BARCA E JERÓNIMO PEREIRA DE VASCONCELOS, VISCONDE DE PONTE DA BARCA, PERFIL DE DOIS HOMENS SINGULARES.
Na sua comunicação, António Andresen Guimarães traçou as biografias dos dois agraciados com títulos nobiliárquicos associados à vila de Ponte da Barca, ambos com vidas repartidas entre Portugal e Brasil, e enquadrando-as no conturbado período histórico compreendido entre o final do Século XVIII e meados do Século XIX.
Foi sublinhando o contraponto entre o percurso político e intelectual do Conde da Barca, nascido em Portugal, que atingiu os mais elevados cargos governativos na época em que a Corte se transferira para o Rio de Janeiro, e a trajectória militar do Visconde de Ponte da Barca, que apesar de nascido no Brasil fez quase toda a sua carreira em Portugal, nomeadamente no combate em Ponte da Barca que viria a motivar a designação do seu título.