Depois de vários meses dedicados ao passado distante, o jantar-tertúlia da APG relativo ao mês de Maio regressou ao presente para abordar um tópico por vezes difícil para os genealogistas: a pesquisa de familiares vivos. Foi orador o Eng. João Cordovil Cardoso, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da APG, que apresentou PARA LÁ DOS ARQUIVOS: FONTES IMPROVÁVEIS, PISTAS REAIS.
Partindo de exemplos práticos da sua pesquisa de ramos familiares não muito distantes, João Cordovil Cardoso demonstrou a utilidade de, ao prourar informação sobre pessoas contemporâneas, complementar as habituais pesquisas em registos paroquiais e civis com buscas em motores de pesquisa online, redes sociais e várias bases de dados, assim como a importância de se tomar a iniciativa no estabelecimento de contacto pessoal e na visita aos locais com ligação conhecida aos familiares cujo paradeiro se procura.
Foi também abordada a questão das limitações legais associadas a questões de privacidade, assim como a perspectiva de a tecnologia de inteligência artificial vir a facilitar a descoberta do rasto digital que é deixado na internet pela maioria dos habitantes do mundo contemporâneo.