O ciclo de jantares-tertúlia da Associação Portuguesa de Genealogia em 2024 encerrou da melhor forma com uma comunicação do Presidente da Direcção da APG, Dr. José Carlos Soares Machado, com o título OS BRAGANÇÃOS MEDIEVAIS: ANTIGAS E NOVAS TESES REVISITADAS.
![]()
Na sua apresentação, Soares Machado regressou ao tema da sua obra premiada de 2004, “Os Bragançãos”, uma das famílias mais importantes dos alvores da nacionalidade, descrevendo as ligações entre esta e as outras grandes famílias da época, assim como a investigação em curso das suas possíveis linhas de ascendência além-Pirenéus, nomeadamente na Bretanha e na Arménia, em que vêm participando estudiosos de vários países.
Para além das ligações entre os membros mais destacados da família, o orador descreveu diversos episódios documentados das suas vidas e também a forma como muitas das grandes famílias portuguesas dos séculos seguintes descendem elas próprias dos Bragançãos.
![]()
Os presentes ficaram também a conhecer os enormes desafios que se colocam a quem se aventura nos domínios da Genealogia medieval, nomeadamente o número limitado de documentos disponíveis e a existência de muitas personalidades homónimas.
![]()
Neste jantar-tertúlia foi feita a entrega aos sócios presentes do recém-publicado número 40 da revista Raízes & Memórias, relativo ao ano de 2023.
